Rudimento: Buzz Roll

Olá para todos os entusiastas do blog musical CAVERNADOLENHADOR.

brincalhões

O buzz roll ou rulo sinfônico está catalogado pela Percussive Arts Society (PAS) como um dos 40 rudimentos essências para um baterista praticar. Ele é um rudimento usado como artifício para prolongar o som em instrumentos de percussão, tendo seu maior uso em músicas eruditas. Contudo, em gêneros populares como o jazz e samba ele também é bastante usado devido a sua sonoridade peculiar.

O rulo sinfônico consiste em toques múltiplos alternados, diferentemente do rulo aberto, conhecido como double stroke roll, o qual consiste em toques duplos alternados. Sua escrita é feita com 3 traços cortando a haste da nota.

buzz roll.png

Para desenvolver um bom rulo sinfônico é necessário primeiro praticar ele lentamente, tornando possível sentir o melhor ponto onde a baqueta repique diversas vezes. O melhor dedo para isso é o dedo médio. Um erro comum em iniciantes é apertar a baqueta com o polegar e o indicador e pressiona-la contra a superfície. Essa forma de segurar as baquetas gera tensão nos músculos tornando possível o surgimento de lesões, além de que o controle do rebote e da dinâmica são perdidos.

Lembre-se que ele deve ser praticado sempre em superfícies que possam proporcionar o rebote da baqueta.

Comece praticando ele livremente, sem metrônomo e sem pensar nas subdivisões. É importante que, em primeiro lugar, o estudante sinta a baqueta repicar na superfície.

Quando sentir-se confortável pratique os seguintes exercícios:

rulo sinfônico ou buzz roll.jpg

 

Tenha em mente que para o rulo ter uma sonoridade interessante é necessário que os movimentos sejam desiguais, ou seja, evite o uso de movimentos de pulso baseado em figuras pares. Alterne os movimentos em figuras de tempo ímpares com figuras de tempo pares, sem acentuar o início de cada tempo.

Imagem (4)

 

Referente a dinâmica do rulo, quanto menor o movimento de pulso usado para executá-lo mais baixo será o som (vice-versa). Então, quando for executar rulos em piano deve-se usar poucos movimentos de pulso, enquanto para rulos fortes deve-se usar muitos.

A seguir exercícios de rulos em crescendo e decrescendo:

buzz roll ou rulo sinfônico

 

Caso tiver interesse em mais exercícios de rulo sinfônico, aconselho a adquirir o livro “Método Completo para Caixa-Clara”, do Ney Rosauro.

Desejo-lhes bons estudos!

eu

– RUDIMENTOS –

Buzz Roll

Single Stroke Roll

Double Stroke Roll

Paradiddle

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s