Exercícios com ostinato de jazz junto com colcheias pontuadas e semicolcheias

Olá para todos os entusiastas do blog musical CAVERNADOLENHADOR.

Capturar

Ao longo da história da música ocidental os compositores obtiveram grandes avanços no que diz respeito aos aspectos melódicos e harmônicos da música. Contudo, quanto ao aspecto puramente rítmico, as grandes obras de compositores renomados aparentam ser simples e ingênuas perto de músicas de povos considerados por alguns, não civilizados. Como por exemplo, certas tribos africanas possuem músicas com ritmos distintos executados ao mesmo tempo por dois ou mais percussionistas. Já nas ilhas do leste da Índia, algumas crianças treinadas nas danças nativas são capazes de executar polirritmias como o 5:4 (cinco contra quatro), consideradas extremamente complexas para as pessoas habituadas com as músicas ocidentais.

Foi devido a abolição da escravatura que conceitos rítmicos mais arrojados foram inseridos na música ocidental. Na América do Norte, a troca cultural entre povos colonizadores e os recém libertos africanos foi o propulsor para o surgimento do jazz, um estilo musical que tem como característica o uso de ritmos complexos, onde a síncope e a polirritmia se faz bastante presente.

O livro “Advanced Techniques for the Modern Drummer” do renomado baterista Jim Chapin, contém exercícios para auxiliar o baterista adquirir um vocabulário rítmico mais rico e para desenvolver a capacidade de tocar ritmos distintos ao mesmo tempo com os diferentes membros do corpo. Caso os leitores possuírem interesse em se aprofundar mais nos conhecimentos passados por esse grande baterista, aconselho a comprarem o livro.

Os exercícios abordados nesta publicação consistem em frases rítmicas com colcheias pontuadas e semicolcheias juntamente com ostinato de jazz, as quais são importantes para o baterista que possui o interesse em ingressar no jazz e nas suas vertentes. Para facilitar a leitura, nos primeiros exercícios o autor inseriu linhas pontilhadas entre as notas que são executadas ao mesmo tempo.

Colcheias pontuadas 1Colcheias pontuadas 2Colcheias pontuadas 3Colcheias pontuadas 4Deve-se ter em mente que para soar musical, o praticante deve tocar de forma relaxada, sem se preocupar em adquirir velocidade. É aconselhado o uso do metrônomo apenas quando estiver conseguindo tocar confortavelmente as frases rítmicas. É interessante também fazer os exercícios com os outros membros além da mão direita e esquerda, como por exemplo, linha de cima pé esquerdo e linha de baixo pé direito (vice-versa), ou  linha de cima mão direita e  linha de baixo pé esquerdo (vice-versa).

Desejo-lhes bons estudos!

eu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s