Teoria Musical: Classificação de Compasso

Olá para todos os entusiastas do blog musical CAVERNADOLENHADOR.

cavernadolenhador

Quando batemos palmas, estalamos os dedos ou batemos o pé acompanhando uma música, estamos instintivamente marcando o tempo dela. Contudo, para o músico não é o suficiente apenas marcar o tempo da música; é necessário que o músico desenvolva a percepção para poder sentir e então definir conscientemente o tipo de compasso de uma determinada peça musical ou de algum trecho dela.

Já que o conceito de fórmula de compasso foi explicado em uma publicação passada (ver publicação sobre fórmula de compasso), podemos então partir para as classificações de compassos. As classificações podem ser feitas de duas maneiras:

O primeiro tipo de classificação leva em conta o número de tempos que compõem o compasso, definindo-os como: binário, caso o compasso tiver dois tempos; ternário, caso tiver três tempos; quaternário, caso tiver quatro tempos. Quando o compasso não é binário, ternário ou quaternário ele é considerado compasso irregular, complexo ou alternado (o nome varia conforme as fontes).

O segundo tipo de classificação leva em conta o tipo de divisão que ocorre em cada tempo do compasso. É chamado de compasso simples quando ocorre a divisão do tempo em duas partes e compasso composto quando ocorre a divisão do tempo em três partes. Para evitar confusão e levar o estudante à uma analise completa do compasso deve-se ser considerado os dois tipos de classificação de compasso.

Segue a lista dos tipos de compassos:

Compasso binário: é formado por dois tempos, sendo o primeiro forte e o segundo fraco. Pode ser classificado como simples (2/8, 2/4, 2/2) ou composto (6/16, 6/8, 6/4).
Compasso ternário: é formado por três tempos, sendo o primeiro forte, o segundo e o terceiro fracos. Pode ser classificado como simples (3/8, 3/4, 3/2) ou composto (9/16, 9/8, 9/4).

Compasso quaternário: é formado por quatro tempos, sendo o primeiro forte, o segundo fraco, o terceiro de intensidade média e o quarto fraco. Pode ser classificado como simples (4/8, 4/4, 4/2) ou composto (12/16, 12/8, 12/4).

Compasso alternado, complexo ou irregular: é formado pelo agrupamento de dois ou mais tipos de compassos diferentes. São exemplos de compassos alternados: 5/16, 5/8, 5/4, 7/16, 7/8, 7/4, 10/16, 10/8, 10/4, 11/16, 11/8, 11/4. O compasso 7/8, pode ser criado pelo agrupamento dos compassos 4/8 e 3/8 ou, ao contrário, 3/8 e 4/8.

4/8+3/8=7/8

Compasso simples: é o compasso cujos tempos podem ser divididos por dois. Também podemos dizer que a unidade de tempo do compasso simples pode ser naturalmente repartida em duas partes iguais. Podem ser binários (2/8, 2/4, 2/2), ternários (3/8, 3/4, 3/2) ou quaternários (4/8, 4/4, 4/2).

Compasso composto: é o compasso cujos tempos podem ser divididos por três. Também podemos dizer que a unidade de tempo do compasso composto pode ser naturalmente repartida em três partes iguais. Podem ser binários (6/16, 6/8, 6/4), ternários (9/16, 9/8, 9/4) ou quaternários (12/16, 12/8, 12/4).

Embaixo está uma imagem retirado do livro POZZOLI, onde ele trata sobre os compassos simples e compostos:

pozzoli

Aparentemente há um erro na edição do livro que tirei cópia. No compasso de dois tempos composto, na contagem de cima deve estar escrito acentos principais e na debaixo acentos secundários.


Em nome de um estudo teórico da música sem ignorar a prática, vou listar algumas músicas e suas respectivas classificações, fórmulas de compassos e caso necessário um comentário. Indico para o leitor ouvir as músicas de forma analítica. Segue abaixo a lista:

Arismar do Espírito Santo – Vestido Longo. Compasso binário simples, 2/4. Boa parte dos sambas são em compassos binários simples.

Minuano – Pat Metheny. Compasso binário composto, 6/8. O chamamé, ritmo tradicional do sul da América do sul, é em compasso binário composto.

Alegria – Dave Weckl. Compasso ternário simples, 3/4. Valsas também são em compasso ternário simples.

Voices – Dream Theater. Compasso ternário composto (da introdução até o inicio verso e em algumas partes no meio da música quando retorna à frase musical do inicio), 9/8. De fato, Dream Theater não é a banda ideal para quem está iniciando tentar identificar as fórmulas de compasso e classificá-las, porém é a única música a qual me recordo possuir em algum trecho compasso ternário composto.

Iron Maiden – The Tropper. Compasso binário simples, 4/4. Boa parte das músicas que tocam nas rádios atualmente são em 4/4.

George Thorogood – Bad to the Bone. Compasso binário composto, 12/8. Blues normalmente são em compassos binários compostos.

Dave Brubeck – Take Five. Compasso irregular, 5/4.


Desejo-lhes bons estudos!

eu

Publicações referentes aos compassos –

Fórmula de Compasso

Classificação de Compassos

2 comments on “Teoria Musical: Classificação de Compasso

  1. Dias diz:

    muito obrigado pela aula, estava mesmo precisando de ajuda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s