AFINAÇÃO

Fala galera!

Hoje o assunto é afinação.

Muitas pessoas tem extrema dificuldade em cantar afinado. Hoje em dia com os recursos que existem nos estúdios de gravação é possível corrigir as vozes desafinadas com certa tranquilidade. Mas no momento em que o vocalista apresenta seu trabalho ao vivo, se ele não estiver preparado, sua voz não será a mesma. É muito comum ver trabalhos de estúdio com a voz impecável no álbum e quando vai assistir ao vivo o cara cantando percebe-se um sério problema de percepção quanto a afinação. Isso ocorre na maioria das vezes por falta de empenho e estudo por parte do cantor.

A melhor maneira de afinar sua voz é fazer vocalizes (exercício vocal com execução de vogais acompanhado de notas musicais em linha melódica). Não interessa o tipo de vocalize, basta você afinar sua voz com o instrumento e dedicar alguns minutos por dia fazendo essas vocalizes. É importante que você vá se familiarizando com as notas. Dessa forma com o tempo você não precisará mais prestar atenção em sua afinação, pois tudo ocorrerá de forma intuitiva. Outro fator determinante é o controle da pressão subglótica que fará com que o cantor consiga controlar a quantidade de ar a ser utilizada no processo do canto, consequentemente ajudando a controlar a afinação de determinada nota.

Se você não possui nenhuma noção de afinação, recomendo que escolha uma nota do teclado ou violão e procure equalizar sua voz com aquela nota. Toque a nota e vá ajustando até sua voz reproduzir a mesma sonoridade. A partir daí você pode ir subindo e descendo escalas e consequentemente evoluir em sua percepção musical. Procure estudar algum instrumento ou um pouco de teoria musical para lhe ajudar a entender melhor as escalas musicais e outros fatores que possam lhe ajudar em sua carreira como cantor.

Para saber mais sobre afinação clique aqui.

Até a próxima!

– OUTROS ARTIGOS –
CUIDADOS COM A VOZ
A IMPORTÂNCIA DE ALONGAR ANTES DE CANTAR
RESPIRAÇÃO E APOIO DIAFRAGMÁTICO NO CANTO
AFINAÇÃO
VIBRATO
DRIVE VOCAL
5 EXERCÍCIOS PARA AQUECER A VOZ
DICAS PARA GRAVAR A VOZ EM ESTÚDIO
CONTROLANDO O EXCESSO DE PRESSÃO AO CANTAR
COMO ESCOLHER O MICROFONE IDEAL PARA A SUA VOZ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s