Ditado Rítmico: Método Pozzoli – Segunda Série

Olá para todos os entusiastas do blog musical CAVERNADOLENHADOR.

brincalhões

Nesta publicação será abordado a segunda série do ditado rítmico em compasso simples do método Pozzoli. A segunda série consiste em proposições rítmicas formadas com semínimas, colcheias (como na primeira série) e grupos de semicolcheias. Caso o leitor tenha acessado a segunda série sem ter feita a primeira, aqui está o link para a primeira série.

Em todas as publicações da série haverá uma imagem com a Divisão Proporcional dos Valores, a qual mostra as figuras de tempo conforme suas durações. É convencionado para o ensino das figuras de tempo que a semibreve possui a duração de um tempo inteiro, devido ao fato de que ela é a figura que representa a maior duração de tempo no sistema moderno de notação musical.parti8Percebe-se que a semicolcheia tem a metade da duração de uma colcheia e 1/4 de duração de uma semínima, ou seja, no tempo em que uma semínima pode ser executada, duas colcheias ou quatro semicolcheias podem ser executadas.



Solfeje em um tempo confortável, onde seja possível executar conscientemente o ditado. Quando errar repita todo o ditado desde o começo. Caso errar no final de um compasso ternário por exemplo, pare de solfejar e volte para o início do ditado em compasso ternário. Fazendo o exercício desta maneira o praticante gradativamente internalizará a pulsação de cada fórmula de compasso uniformemente.

ioj

Avance para a próxima série apenas quando estiver solfejando a atual série confortavelmente!

Desejo-lhes bons estudos!

eu

Publicações da série Ditado Rítmico: Método Pozzoli –

Introdução ao Método Pozzoli

Compassos Simples – Primeira Série

Compassos Simples – Segunda Série

Deixe um comentário